vitórias

Este designer mostra que, sim, cidadania pode vir em forma de assinatura

As eleições municipais estão aí – mas não adianta delegar para prefeitos e vereadores toda a gestão da cidade. Pessoas como o paulista Daniel Graf usam a Change.org para construir cidades melhores. No caso dele, duas vezes

Poucos já tivera o gostinho de fazer a Prefeitura não ter outra opção no mundo a não ser resolver o seu problema. Tem gente que acha que isso é quase impossível, mas este designer gráfico de São Paulo, Daniel Graf, conseguiu – duas vezes! “Me senti cidadão de verdade!” Esta história fará você voltar a acreditar que, quando alguém dá o primeiro passo, todo mundo vem junto para construir uma cidade mais humana e solidária.

Todo dia era a mesma coisa. Daniel chegava para trabalhar, saía da estação de trem e, quando tentava atravessar a rua para chegar ao escritório, tinha que correr: o semáforo era perigoso e rápido demais para os pedestres. Todo mundo reclamava, mas foi ele quem decidiu tomar uma atitude. “A ideia da mobilização surgiu quando reparei que era um problema estrutural, fácil de resolver e que atingia muita gente. Eu via passando ao meu lado pessoas resmungando dos mesmos problemas que me incomodavam”, lembra ele. Fez então um <a href="https://www.change.org/p/cet-e-subprefeitura-da-lapa-aumente-o-tempo-de-travessia-de-pedestres-na-av-queiroz-filho" target="_blank"abaixo-assinado na Change.org e, como bom designer que é, criou um GIF divertido que mostrava o desespero de quem se arriscava na travessia.

img.gif

O sucesso foi total! Daniel juntou mais de 700 assinaturas e a companhia de trânsito da cidade ajustou o tempo do semáforo. A partir daí, a vitória ganhou repercussão na imprensa. A Folha de São Paulo foi o primeiro jornal a fazer matéria. Logo depois, o designer contou sua história em um texto especial do Estadão e participou de uma reportagem na TV Globo sobre mobilização na internet. Ficou famoso 🙂

Parou por aí? Não. Após o conserto do semáforo, decidiu juntar mais gente e criar outro abaixo-assinado. Desta vez, a pressão foi para a prefeitura colocar iluminação pública na praça que fica exatamente em frente ao sinal de trânsito. Já mais articulado, Daniel conseguiu mais de 8 mil assinaturas. E deu certo de novo! O local recebeu postes de luz e, ainda bem, ficou mais seguro. “Das duas vezes em que soube da vitória da petição, foi muito satisfatório. Me senti cidadão de fato. Senti que a população é forte quando se organiza e insiste em fazer valer seus direitos, fazer valer os impostos que todo mundo paga”, comemora.

Até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais, vamos todos ouvir muita coisa: promessa, xingamento, pedido de voto. Falar que é fundamental ficar atento aos candidatos é super clichê, mas o caminho é este mesmo. O Daniel dá a sua dica sobre o que podemos fazer antes e depois da campanha política. “Registrar o problema é importante para gerar mais pressão para as autoridades agirem. As redes sociais, os sites de notícias e a plataforma de abaixo-assinados estão aí para isso.” Palavra de quem entende do assunto.

img.jpg

 


Mais de 8 milhões de brasileiros e brasileiras já conseguiram quase 350 vitórias como esta via Change.org. Sabia que o site é mantido por quem usa?

Clique aqui e faça sua contribuição.

Written by
Change.org
agosto 18, 2016 6:24 pm