Como fazer um abaixo-assinado

Uma petição bem escrita tem muito mais chances de ser levada a sério. Pode confiar: título potente, imagem forte, “alvo” certo e sua história pessoal vão fazer a causa ir mais longe e vencer.

Siga as dicas de nossa equipe:


1. Faça um título forte

Esta é a primeira coisa que qualquer um vai ver quando entrar na página. Por isso deve ser forte, direto ao ponto e apelativo.

Pense que o título é o que vai aparecer no Facebook ou no WhatsApp, então coloque no máximo 10 palavras e use um verbo de ação no começo.

Exemplos:

 

 

Quem assina quer saber exatamente o que você está pedindo, por isso fale exatamente qual é a sua proposta

Exemplos:

 

 

 

Quanto mais urgente e emocional, melhor. Diga quem é afetado e por que você se importa. Se o seu problema tiver um prazo ou um dia específico, coloque no título.

Exemplos:

 

 

Voltar ao topo


2. Escolha o destinatário certo

Não adianta nada se você não colocar o email do “alvo”. Cada assinatura gera um email, então a pessoa fica sabendo da sua mobilização e a pressão fica real.

É mais fácil falar com alguém do que com uma entidade sem rosto. Pesquise exatamente quem, dentro de uma organização, empresa ou governo, pode fazer o que você está pedindo. Por exemplo: “Prefeito Marcio Lacerda” em vez de “Prefeitura de Belo Horizonte”

Cada empresa ou órgão de governo é dividido em departamentos. É mais estratégico colocar como alvo alguém com menos poder, mas que pode fazer o que você pede, com menos burocracia para tomar a deicsão. Além disso, gente assim é mais sensível a pressão do que os grandes, que estão mais acostumados a serem expostos.

A Change.org notifica automaticamente o alvo quando um abaixo-assinado começa a ganhar assinaturas. Sem isso, a pessoa nunca ficará sabendo de você. Mas como encontrar o email deles? Faça assim:

  1. Busque na internet e dentro de documentos, como planilhas abertas ou apresentações que foram usadas em alguma conferência.
  2. Tente arriscar combinações do padrão utilizado em empresas e governos. Por exemplo, para contatar João da Silva, tenta enviar para jsilva@empresa.com, joaos@empresa.com ou joao.silva@empresa.com. O email que não voltar é o certo!
  3. Ligue para a empresa/governo, diga que você quer enviar um convite e peça o email da pessoa.

Voltar ao topo


3. Conte sua história

Um filme bom faz você prestar atenção por causa de alguns macetes de roteiristas, que sabem tudo sobre “storytelling”. Com abaixo-assinados é a mesma coisa!

Este vídeo é um exemplo ótimo de contação de histórias:

 

 

Apresente as pessoas envolvidas na história e quais os pontos interessantes sobre elas. Personagens carregam as histórias com ações, e sentimos empatia por eles, já que estão buscando soluções para seus problemas.

Exemplo do vídeo: Os personagens no vídeo são Davi e Pedrinho e suas mães Marya e Sheila.

Defina exatamente o que seus personagens querem e quais os obstáculos que os estão impedindo de conseguir. Nós nos sentimos atraídos por causas que parecem impossíveis, mas que alguém está tentando tornar realidade.

Exemplo do vídeo: O objetivo de Davi e Pedrinho é ir à escola. O obstáculo é que não há cuidadores nas escolas.

O que queremos que aconteça com a história e o que tememos? Quanto mais concreta a aposta, mais apelo tem a história. Por isso deixe claro o que acontece se você ganhar e o que acontece se você perder.

Exemplo do vídeo: Se Marya e Sheila perderem, a vida de Davi e Pedrinho será ainda mais limitada do que a deficiência os impõe, já que não terão educação formal nem chance de desenvolvimento cognitivo. Se Marya e Sheila vencerem, a vida de Davi e Pedrinho será melhor, assim como de milhares de outras crianças que poderão também ter cuidadores.

Voltar ao topo


4. Escolha uma imagem

Junto com o título, é a primeira coisa que todo mundo vai ver. Além disso, pense que a imagem vai estar no Facebook e no WhatsApp quando as pessoas compartilharem.

 

 

Voltar ao topo