Como fazer barulho

Você fez um abaixo-assinado, conseguiu as assinaturas, mas o destinatário não fez nada. E agora? É hora de movimentar sua campanha e fazer barulho!

 

Para começar, é importante entender o que pode chamar a atenção do destinatário da petição. Um político ou um diretor de uma empresa, por exemplo, são pessoas ditas ocupadas. Então como fazer com que o seu tema apareça na agenda deles? Definida a estratégia, é só propor aos apoiadores uma ação conjunta que pressione o destinatário a ponto dele finalmente se mexer. 


1. Conheça bem seu “alvo”

O mapa da mina é compreender quais as questões que cercam e influenciam a tomada de decisão. Entender quais fatores e como eles podem influenciar o tomador de decisão é o fator chave para que sua campanha seja vitoriosa. Para influenciar o destinatário, é importante conhecer pelo o que ele se interessa e onde ele obtém apoio.
 
Estas perguntas podem ajudar a determinar ações mais efetivas para sua campanha:

Voltar ao topo


2. Desenhe uma estratégia

Uma vez que você sabe o que importa para o seu tomador de decisão, é hora de desenhar estratégias para que os seus apoiadores te ajudem a conseguir seu objetivo.

Comece com ações e pedidos simples e fáceis de fazer. O zumzumzum da campanha aumentou? Passe para o passo dois: intensifique a complexidade da pressão. Peça aos apoiadores tarefas mais difíceis e com mais impacto. Quanto mais os apoiadores souberem sobre sua campanha, mais estarão envolvidos e dispostos a ajudar.

Quando fizer seu plano de ação, pense nas datas relevantes (reuniões, audiências, negociações políticas, decisões sobre o tema, férias, eventos culturais e, até mesmo, o clima). Por exemplo:

Não tenha medo de adaptar e ajustar seu plano de campanha se surgirem oportunidades inesperadas. Por exemplo, uma notícia importante relacionada ao abaixo-assinado ou uma resposta do destinatário são grandes momentos para pedir aos seus apoiadores que ajam. Esteja sempre pronto para atuar rápido, se uma oportunidade aparecer.

Voltar ao topo


3. Banco de táticas

Somente a sua imaginação pode limitar os tipos de estratégias aplicáveis a sua campanha. Estas são algumas ideias de como começar:

Ações fáceis de fazer

Exemplo:

 

 

Exemplo:

 

 

Exemplo:

 

 

Exemplo:

 

 

Voltar ao topo


Ações que não dão tanto trabalho, mas valem a pena

Exemplos:

 

 

Exemplos:

Exemplo:

 

 


Ações que impactam muito, mas dão bastante trabalho!

Voltar ao topo