Como sair na mídia

Destinatários de abaixo-assinados geralmente são muito sensíveis a exposição pública. Por isso, use a imprensa para conseguir mais apoios e pressionar quem decide.


 

Passo 1: Construa uma narrativa

Antes de divulgar e falar de sua campanha na mídia, é importante preparar as informações que você vai oferecer aos jornalistas. Construa uma narrativa e apresente sua história de forma atrativa e apelativa. Assim você economizará tempo e recursos dos jornalistas.

 

Voltar ao topo


Passo 2: Cutuque jornalistas

Antes de publicar uma notícia sobre a sua campanha, é provável que o jornalista queira entrevistar você. Jornalistas amam falar com cidadãos comuns, que querem mudar o mundo e compartilhar sua história. Já que é assim, #FicaDica:

Exemplo de email:

Assunto: O caso do meu filho Pedrinho

Olá, tudo bem?

Meu nome é Fulana, eu sou mãe do Pedrinho, um garoto com autismo, e faz 3 anos que o acompanho pessoalmente todos os dias na escola. A razão disso é que as escolas estaduais do meu estado não oferecem esse serviço – obrigatório, segundo o Estatuto do Deficiente.

Há alguns dias eu fiz um abaixo-assinado na Change.org pedindo um cuidador para o Pedrinho diretamente à secretária de Educação e à diretora da escola. Por enquanto tenho 172 assinaturas. Aqui está o link da petição: [link]

Sei que este é um problema que não afeta apenas a mim, e sim às milhares de mães com filhos da rede pública. Por isso escrevo, sugerindo que faça uma reportagem e me ajude nessa questão. Se estiver interessado, por favor me contate por email ou telefone: (21) 1234-5678.

Muito obrigada!

Voltar ao topo


Passo 3: Dicas para dar uma boa entrevista

Exemplo:

Ponto 1: As companhias aéreas brasileiras não oferecem acompanhantes em voos para idosos com deficiências senis, como a síndrome de Alzheimer. O serviço é oferecido apenas para crianças desacompanhadas.

Ponto 2: Isso é um grande problema da minha vida, já que minha mãe mora em outra cidade e não é capaz de embarcar e desembarcar de um voo sozinha. Não apenas eu, mas milhares de pessoas também sofrem pela mesma razão.

Ponto 3: Fiz um abaixo-assinado pedindo para Gol, TAM e Azul implementarem este serviço o mais rápido possível. Empresas internacionais já fazem isso. Todo mundo pode assinar e enviar para os amigos que têm alguém com Alzheimer na família.

Voltar ao topo


Passo 4: Depois da entrevista

Quando der uma entrevista e aparecer na mídia, tente fazer com que o máximo de pessoas saibam.

Voltar ao topo

You must select a collection to display.